Nosso Projeto

Sou Edna Lima, Pedagoga, Especialista em Alfabetização e em Metodologias do Ensino da Língua, Alfabetizadora e Autora do livro Conversa com Alfabetizadores publicado pela Paco Editorial, autora também da Caligrafia com Técnica e do Projeto Ação Linguagem e Matemática.

A oportunidade de estar há 25 anos na sala de aula alfabetizando crianças me deu a condição de perceber que as letras cursivas minúsculas têm movimentos semelhantes. Diante disso, organizei e lancei a Caligrafia com Técnica que ensina as crianças a traçarem a letra cursiva em 4 movimentos, disponibilizando o tempo das mesmas para ler e escrever, evitando que fiquem muito tempo com treinos motores.

Comecei a minha Caminhada Pedagógica há 25 anos, quando decidi alfabetizar minhas filhas. Entendi que a continuidade da nossa universidade é a sala de aula e por ter uma escola dediquei-me a estudar e comprovar a veracidade de muitas teorias ou ideias sistematizadas por pensadores em uma relação dialógica, na sala de aula, com o aluno. A construção do Projeto Ação se deu mediante essa oportunidade de experienciar atividades com os próprios alunos. O diferencial do Projeto Ação é que ele nasceu na sala de aula.

 

 

 

 

 

 

Como educadora, o meu desejo é possibilitar que muitas crianças sejam alfabetizadas no tempo certo. Mas para desenvolverem essa condição é preciso considerar a Educação Infantil como a etapa da vida da criança na qual ela Aprende enquanto Brinca, para isso os professores precisam ter propósitos claros ao ensinar os conteúdos em todos os eixos desse segmento.

O banco de atividades que contempla esse Projeto foi pretextado durante 5 anos na minha própria escola, depois da legalização da obra o Projeto passou a ser aplicado em uma escola privada e na rede pública de um município. Mais uma vez a obra foi ajustado, para que pudesse produzir os mesmos resultados longe da autora, mesmo acontecendo as formações. Hoje, o Projeto Ação tem um livro do professor que é o diferencial no mercado de livros didáticos. Toda a obra vem com uma organização didática que permite que o professor tenha noção de como a autora pensou cada aula – apresentando os conteúdos, os recursos e as possíveis intervenções – assim, cabe ao professor ajustar a aula posta em cada página à sua realidade .

 

O Projeto Ação é o resultado de um trabalho pensado para os professores e as crianças da Educação Infantil. O espaço da Educação Infantil precisa ser o espaço que oportunize falar, brincar, representar, pensar, comparar, experimentar, sentir e viver, enquanto aprendem. Simulando e pensando sobre o mundo real, as crianças , aos poucos, se inserem nele e, cada um em seu tempo, começa a expressar através das diferentes linguagens e mudanças de comportamentos e a demostrar o quanto se apropriam dos temas trabalhados nas diversas atividades disponíveis neste Projeto contempladas nos eixos de Artes, Música, Movimento, Natureza e Sociedade Linguagem e Matemática

A organização metodológica do Projeto esta pautada nos princípios Éticos, Estéticos e Políticos baseados na Resolução 05/2009 e um olhar direcionado à aprendizagem que favoreça a construção do pensamento, do desenvolvimento da linguagem e adequação do comportamento ao meio em que está inserido, para isso precisa está respaldado em teóricos como Vygotski, Wallon, Piaget, entre outros e nas contribuições da neurociências.

Organização Didática

O Projeto Ação contempla quatro grupos diferenciados na Educação Infantil:
Os módulos de Linguagem dos grupos 02, 03, 04 e 05 foram pensados para crianças com essas respectivas

idades. Para esse eixo constam dois módulos, um para cada semestre, que contemplam diferentes projetos com um olhar direcionado para o interesse, as necessidades, com foco na aprendizagem e nos princípios que norteiam o desenvolvimento de uma criança. Um módulo único para Matemática direcionado para crianças com 3,4 e 5 anos. Os demais eixos estão inseridos na proposta do material, no livro do professor.

Temáticas disponíveis no Projeto Ação

A Educação Infantil precisa ser vista como uma época que favorece a grandes aprendizagens e descobertas na vida de uma criança. Não existe um conteúdo fixo e linear. Os Referenciais nos sugerem conhecimentos que precisam ser desenvolvidos considerando os Eixos que contemplam essa etapa do ensino e não devem ser apresentados de forma isolada, mas integrados e de forma transdisciplinar.

O Projeto Ação estruturou seus módulos com um quadro com temas de projetos, por unidade, que visam assegurar uma amplitude na visão de mundo e conhecimento prévio da cada criança, proporcionando uma participação maior na sociedade em que estão inseridas e mais autonomia no Ensino Fundamental.